Anúcios

OFICINAS DE CROCHÊ APRIMORAM O TRABALHO E VALORIZAM O ARTESANATO PARAIBANO

Bandeirinhas e balões, cactos do sertão e barquinhos do litoral estão entre os temas regionais que compõem as peças produzidas pelas crocheteiras da Paraíba

     Cortina | As bandeirinhas, símbolo da festa de São João – tradição nordestina que, em Campina Grande, tem duração de              mais de um mês –, aparecem na maioria dos itens (Foto: Antonio Ronaldo/Editora Globo)



O crochê está entre as técnicas de artesanato de agulha e linha mais praticadas em todo o Brasil. Por isso, para obter uma produção diferenciada, vale a pena investir em capacitação técnica e desenvolvimento de coleções com identidade cultural delineada. Foi com esses objetivos que mais de 50 crocheteiras profissionais das cidades paraibanas de João Pessoa, Campina Grande e Boqueirão participaram, de oficinas oferecidas por meio de parceria entre o Programa Paraíba em Suas Mãos, do governo do Estado da Paraíba, e o Sebrae/PB.

O resultado foi exibido durante o 21º Salão de  da Paraíba, que aconteceu em janeiro deste ano, no Cabo Branco, em João Pessoa. Realizado duas vezes por ano (uma em Campina Grande, outra na capital), o evento, que acontece há 11 anos, homenageia, a cada edição, uma tipologia de artesanato ou grupo de artesãos.

Finalmente, na última edição o destaque foi o crochê paraibano. Das oficinas saíram objetos utilitários e decorativos com forte referência à cultura local: balões e bandeirinhas de São João (é lá que se realiza, afinal, o chamado Maior São João do Mundo, em Campina Grande), cactos, frutas, barquinhos, elementos dos trios de forró, chapéus de vaqueiro. Com esses temas e também outros mais universais, são confeccionados panos de prato, colchas, cortinas, painéis, caminhos de mesa e objetos de decoração, como pequeninos presépios e adornos. Lindezas que tornam a casa um lugar mais acolhedor, um berço de memórias.

    Colcha | Pequenas peças de crochê em forma de frutas e flores ou de balões, barcos e bandeirinhas são costuradas, lado a lado,     dando origem à uma peça leve e colorida (Foto: Antonio Ronaldo/Editora Globo)







Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/Brasil-em-Casa-e-Jardim/noticia/2015/04/oficinas-de-croche-aprimoram-o-trabalho-e-valorizam-o-artesanato-paraibano.html

Nenhum comentário